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3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

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É possível ter inovações radicais em processos organizacionais?

Enviado por Paulo Manoel Dias.

“Estava eu refletindo  sobre inovações em processos organizacionais. Considerando a classificação “binária” de impacto da Inovação, que coloca de um lado as inovações incrementais e de outro, as inovações radicais, é possível termos inovações radicais em processos? Ou os processos, por suas características, restringem as possibilidades às inovações incrementais?” - Paulo Manoel Dias – SC

Resposta do consultor
Obrigado por participar do Pergunte ao Consultor. Seu questionamento aborda diretamente a questão dos tipos de inovação. Nossa visão sobre o tema é de que há 3 formas de classificar as inovações:

Sobre a Intensidade
Nem todas as inovações são iguais. Nem todas são tão novas, originais e causam tamanho impacto. Nesse sentido, em relação à intensidade, existem dois tipos de inovação: a inovação incremental e a inovação radical.

A Inovação incremental está associada à redução de custos e melhorias dos produtos e serviços existentes. A inovação incremental trata da otimização do negócio existente.

Por outro lado, a inovação radical trata de novos negócios baseados em novas idéias e tecnologias que transformem a economia do negócio, criando transformações significativas em produtos, processos e serviços que mudam os mercados e indústrias existentes ou criam outros absolutamente novos.

A inovação incremental normalmente não é um problema para as empresas como o é a inovação radical. A inovação radical transforma as regras do jogo, relacionamento com fornecedores, distribuidores e clientes, reestrutura a economia de determinados mercados, aposenta produtos vigentes e eventualmente cria categorias inteiramente novas de produtos, provendo base para o crescimento de longo prazo.

Sobre a Dimensão
As inovações ocorrem em diferentes partes do modelo de negócios de uma empresa ou no modelo como um todo. Há inúmeras categorizações de tipos de inovações com destaque para produto, serviço e processo.

A dimensão da inovação expressa a parte do negócio onde a mesma ocorre. O Modelo do Radar das 12 Dimensões da Inovação de Sahwney (vide imagem abaixo) apresenta inovações nas seguintes dimensões do negócio:

  • Oferta (plataforma e soluções);
  • Cliente (experiência do consumidor e captura de valor);
  • Processo (organização e cadeia de fornecimento);
  • Presença (relacionamento e marca).

Sobre a Dependência
Em determinadas circunstâncias as inovações, para serem viabilizadas comercialmente, demandam inovações complementares em outras dimensões do negócio. Quanto a sua dependência podemos caracterizar as inovações em autônomas e sistêmicas.

As inovações autônomas podem ser desenvolvidas em paralelo ao andamento das demais funções do negócio, como a inovação de um compressor para ampliar a potência de um motor de carro, não impondo inovações em outros componentes do negócio.

Por outro lado, as inovações sistêmicas precisam de inovações correlatas para acontecer, como no caso da Polaroid no processo de desenvolvimento de sua máquina fotográfica quando a mesma precisou inovar na câmera, no modelo de vendas e no filme, por exemplo. Ou mais recentemente a Apple que inovou no smartphone, no canal de vendas (loja própria e  loja de música Itunes e no modelo de captura de valor.

O desafio da Integração
O mais interessante é que os diferentes tipos de inovação, quanto a sua dimensão, intensidade e dependência podem ser analisados usando uma única ferramenta. O radar da inovação desenvolvido por professores da Kellog Business School abrange as diferentes dimensões do negócio, a intensidade da inovação e se grau de dependência.

No que se refere ao seu questionamento, é fundamental termos clareza da definição de “processo”. Se “processo” é tudo que não é produto,então há muitos inovadores que reconhece bem o canal de distribuição de forma radical como a Chili Beans com os quiosques de venda de óculos e mais recentemente as “vending machines”. Ou ainda empresas que inovaram na articulação da cadeia de fornecimento com a Natura com a colaboração de comunidades indíginas para ter acesso a material prima da biodiversidade brasileira. E há ainda as inovações no processo operacional como o desenvolvimento da tecnologia e processo de exploração de petróleo em águas profundas da Petrobrás.

Entendemos que há oportunidades de inovação radical em processos adotando-se uma noção ampla ou mesmo estreita do que são os processos.Peguemos o exemplo de Henry Ford que inovou o produto automóvel e o processo de produção com a implementação da linha de montagem que ele teria se inspirado em abatedouros de carnes. Foi uma típica inovação sistêmica (demand ou mais de uma inovação) e radical. Levou a Ford rumo a liderança de um setor então povoado por centenas de pequenas empresas, algo impensável atualmente.

Por fim, é importante que entendamos asinovações radicais e incrementais como complementares. As empresas realizam inovações radicais com menor frequência, o que implica dominar a capacidade de executar ambas. Além disso, os processos são, em muitos setores, onde o produto é padronizado ou regulado, uma fonte estratégica riquíssima de inovações e vantagem competitiva.

Bom trabalho e ótimas inovações!

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Comentários

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Evelin Bicca Experiência: 0 Ranking: 1º
Olá, tudo bem?

Durante anos de trabalho na área de inovação e em diferentes atores, podemos perceber erros e acertos que as empresas cometem que matam a inovação e a impedem de funcionar sistematicamente na empresa.

Resolvemos compartilhar a nossa experiência, para que isto ocorra cada vez com menor recorrência e a inovação flua na sua empresa.

Por isso, criamos a NIO- New Inside Out- Uma Empresa de Serviços de Inovação.

Adquira conhecimento e suporte para mudanças no ambiente em que atua e no mundo dos negócios a partir de uma visão disruptiva.

Confira o que podemos oferecer: http://mynio.com.br/servicos-de-inovacao/

Veja também 2 ebooks que te oferecemos gratuitamente:

10 Erros que as Empresas Cometem que Matam a Inovação: http://mynio.subscribemenow.com

10 Atitudes que Anulam a sua Criatividade: http://myniocriatividade.subscribemenow.com

Agradecemos a atenção.

Evelin e Débora
contato@mynio.com.br
Rubens Mendonça Experiência: 9305 Ranking: 42º
A imagem sobre o Radar das 12 Dimensões da Inovação não está visível nesse artigo. Se alguém tiver interesse: https://innoscienceblogdotcom.files.wordpress.com/2015/09/02.png
Renato Experiência: 7125 Ranking: 61º
Com o radar da inovação, conseguimos ter uma ampla visão dos pontos que estão fortes e os pontos que precisam ser melhorados com urgência. É uma ótima ferramenta, principalmente quando aplicada em MPEs.
Welington Ribeiro Pena Experiência: 18050 Ranking: 8º
muito bom
RAMIREZ AUGUSTO PESSOA FERNANDES Experiência: 19700 Ranking: 2º
Sim.
Vinicius Morais Paula Experiência: 755 Ranking: 343º
Muito bom.
Ery Jardim Experiência: 16045 Ranking: 14º
Tem uma iniciativa da FIEP chamada de Bússola da Inovação. A 3M poderia fazer uma parceria com eles e promover um grande estudo sobre a inovação nas empresas brasileiras. O que acham?
Rubens Mendonça Experiência: 9305 Ranking: 42º
Gostei da Bússola, Ery! Sabe se existe algo parecido para serviços, já que essa é focada na indústria? Obrigado.
Evaldo Bonifacio Experiência: 11535 Ranking: 23º
O radar da inovação permite uma maior abrangencia sobre como utilizar de forma eficiente todos os aspectos de inovação de uma empresa.
Luiz Antonio Belletti Rodrigues Experiência: 18455 Ranking: 5º
A intensidade virá da necessidade
Fernando Aurelio Experiência: 19685 Ranking: 3º
Aplicar o radar da inovação para conhecer a dimensão, intensidade e dependência. Muito bom!
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