A 3M usa cookies neste site. Os provedores de serviços deste site e os selecionados pela 3M instalam cookies contendo arquivos de texto no seu computador para reconhecer o computador e:

  • ● Personalizar sua experiência em sites da 3M.

  • ● Exibir anúncios de seu interesse.

  • ● Coletar informações estatísticas anônimas para aprimorar a funcionalidade e o desempenho do site.

Saiba os benefícios de aceitar estes cookies

Os sites da 3M usam cookies para oferecer suporte:

  • ● 'Lembre-me' - que permite você fazer login em visitas repetidas, usando um login seguro.

  • ● Salvando as suas escolhas anteriores e dando recomendações para produtos e serviços 3M de seu interesse.

  • ● Garantindo para você os recursos de compartilhar páginas e publicar comentários.

Você pode alterar as configurações dos seus cookies a qualquer momento, clicando em Preferências de cookies.

Alguns opt-outs podem falhar devido às configurações de cookies do seu navegador. Se você quiser configurar preferências de opt-out usando esta ferramenta, precisa permitir cookies de terceiros na configuração do seu navegador.

Ao clicar em Aceitar e Prosseguir, você confirma que entendeu as configurações de cookies e concorda com elas, conforme indicado à esquerda.

3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

Aprenda > Profissionais Inovadores > Dúvidas

Como medir a maturidade de inovação da empresa?

Enviado por Jose Carlos Vieira Junior.

Olá,

Como um time de futebol que não salta do campeonato regional para a  final do Mundial de Clubes, a empresa também precisa vencer alguns desafios no que denominamos de Curva de Maturidade da Inovação - CMI. É preciso disputar o campeonato nacional, vencer a libertadores, ganhar o jogo de estreia do Mundial para então almejar ser campeão.

1o Estágio: Tomada de Consciência

A primeira fase dessa Curva consiste em tomar consciência sobre a relevância da inovação. Não são poucas as iniciativas de mudança organizacional que fracassam e perdem suporte. Para que não ocorra tal situação é fundamental que os gestores e demais envolvidos tenham clareza da importância do tema.

 

2o Estágio: Domínio do Ferramental

Realizada essa primeira fase, é o momento de compreender os conceitos e ferramentas de inovação. Há muita confusão sobre o que é e sobre o que não é inovação. Também há uma série de visões sobre diferentes tipos de inovação. Na ânsia de se proclamarem inovadores as empresas tem confundido inovação com melhoria, invenção e adequação. O segundo estágio na CMI é ter um entendimento alinhado e comum sobre a questão. Para tanto, a melhor forma é educar, treinar e envolver todos colaboradores.

3o Estágio: Definindo onde inovar

Vencida essa etapa, é necessário definir a estratégia de inovação para estabelecer qual o papel da inovação na estratégia da empresa e que tipos de inovação a empresa pretende perseguir. Muitas empresas vacilam nessa fase,  deixando a inovação como um processo paralelo ao planejamento estratégico ou evitando explicitar os tipos de inovação que lhes são mais adequados.

 

4o  Estágio: O passo a passo das oportunidades

O quarto estágio envolve a estruturação do processo de como as ideias serão geradas, captadas, selecionadas, avaliadas a transformadas em inovações. Há diferentes formas de gerar ideias, de modo espontâneo ou induzido. Também existem critérios que precisam ser desenvolvidos para a avaliação do potencial das ideias que originam-se na própria estratégia de inovação definida. Além disso, a gestão dos projetos é outro ponto importante para que não existam muitas ideias mas pouca execução.

5o Estágio: A Cultura de Inovação

O quinto estágio da CMI envolve a criação do ambiente organizacional propício à inovação. Não basta ter um processo detalhado se as pessoas não se sentirem mobilizadas. Ninguém corre riscos, inclusive podendo ser penalizado, sem incentivos. Não adianta ter sessões de brainstorming mas não existir uma política de alocação de funding para os projetos. Não é suficiente definir os critérios de avaliação das ideias mas não haver suporte da alta gestão para a dedicação de tempo para tais iniciativas.

6o Estágio: Gestão da Inovação

O sexto estagio envolve a gestão das práticas de inovação. Por vezes, pela imprevisibilidade inerente ao processo de inovação, alguns gestores entendem que essa é uma disciplina que não demanda controle. Pelo contrário, a inovação precisa ser medida mas com indicadores adequados a sua natureza. Desenvolvemos uma ferramenta, o ISC, Innovation Scorecard que aborda desde os resultados da inovação, o processo até a criação do contexto organizacional necessário.

A CMI, é uma caminhada passo a passo. Há claramente um processo de acumulação de aprendizado necessário para obter os melhores resultados. Se a sua empresa quiser ganhar o campeonato da inovação, o primeiro passo é identificar seu estágio na Curva de Maturidade da Inovação e, jogo a jogo, buscar desenvolver essa competência. Do contrário você pode até vencer um jogo mas nunca sairá campeão. Aos vencedores os resultados costumam ser muito promissores.

Para identificar seu estágio na Curva de Maturidade de Inovação desenvolvemos um Assessment que avalia, com base no Octógono da Inovação, as 8 dimensões que impactam na produtividade da inovação bem como posiciona sua empresa nos diferentes estágios da curva. O Assessment pode ser adquirido na innoStore.

Até a próxima Inovação.

Veja Também

X

Faça seu login

Para acessar essa área, é necessário fazer seu login. Se você ainda não se cadastrou no portal 3M Inovação, você pode fazê-lo clicando no botão abaixo.

Login com redes sociais

Login com E-mail

Ainda não sou cadastrado

Cadastre-se agora

Comentários

Junte-se à discussão com os aprendizes desta lição.

Ordenar por:
Danielly Akagui Menezes Experiência: 3960 Ranking: 101º
Bem sucinto e localizador o texto.
Heloisa Gomes Experiência: 0 Ranking: 1º
Muito interessante, exposição de forma clara e objetiva, um guia para a mudança. Obrigada.
RUI Menezes Experiência: 0 Ranking: 1º
Muito bom o tema. Um time tem que ser bem explorado pelo técnico ou líder. Qualquer mudança numa equipe bem coordenada precisa de tempo e demanda. A inovação num ambiente ou numa equipe depende do propósito, da aprovação da maioria. O técnico precisa diagnosticar os processos, identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e expor quais as vantagens e benefícios da inovação.
Ninguém consegue mudar ou inovar alguma coisa sem fazer uma análise geral do negócio, da situação.
Fernando Noronha Experiência: 9350 Ranking: 41º
Muito interessante o artigo ! Excelente conteúdo !
Paula Oliveira Experiência: 725 Ranking: 369º
Inovação hoje é lei dentro dos negócios, acredito que todas as empresas independente do porte deveriam ter um programa de incentivo a inovação com indicadores definidos e reconhecimento para resultados obtidos através da inovação!
Murillo Fraguas Franco Neto Experiência: 45 Ranking: 1516º
Muito interessante o conceito da realização da medida do nível de maturidade em inovação. Já dizia Edward Deming: "Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia".
Emilia Mizuta Experiência: 545 Ranking: 616º
Estudar e colocar em prática cada estágio com consciência será fundamental para o sucesso.
Admin Experiência: 625 Ranking: 546º
Ótimas colocações, Emilia! Muito obrigada pelo seu comentário.
Luiz Antonio Belletti Rodrigues Experiência: 18455 Ranking: 5º
As etapas precisam ser todas cumpridas para que se atinja o estágio ideal.
Admin Experiência: 625 Ranking: 546º
Ótima colocação, Luiz!
Mauro Oya Experiência: 18885 Ranking: 4º
A Coca-cola sempre inova na publicidade e nas embalagens!!!
Admin Experiência: 625 Ranking: 546º
Realmente, Mauro! Obrigado pelo seu comentário!
RAMIREZ AUGUSTO PESSOA FERNANDES Experiência: 19700 Ranking: 2º
Pela sua longevidade e sobrevivência no mercado. Só os mais inovadores perduram.
Rubens Mendonça Experiência: 9305 Ranking: 42º
Não é uma regra rígida, Ramirez. A Coca Cola inovou? Há diversos fatores envolvidos, como demanda reprimida, hábito/cultura, satisfação, entre muitos outros.
RAMIREZ AUGUSTO PESSOA FERNANDES Experiência: 19700 Ranking: 2º
Inovou sim. Deixou de se apegar a apenas um produto, o refrigerante, e expandiu a marca para vários produtos, tais como, sucos, roupas, decoração, material escolar, etc. Ou se vira, ou sai do mercado.
Mauro Oya Experiência: 18885 Ranking: 4º
A Coca-cola sempre inova na publicidade e nas embalagens!!!
Carregar mais
Topo
X

Faça seu login

Para acessar essa área, é necessário fazer seu login. Se você ainda não se cadastrou no portal 3M Inovação, você pode fazê-lo clicando no botão abaixo.

Login com redes sociais

Login com Facebook Login com Linkedin

Login com E-mail


Ainda não sou cadastrado

Cadastre-se agora