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3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

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Dia do Consumidor com inovação

29/03/2017

Em 15 de março, comemora-se o Dia do Consumidor. Há alguns anos, a relação empresa-cliente vem tomando rumos cada vez mais diferenciados, onde a inovação é peça-chave para se fazer relevante diante de um mercado competitivo. Comemorar a data e fazer com que o consumidor se sinta especial já passou de uma simples felicitação e atingiu proporções maiores: o Marketing de Experiência e de Relacionamento mostram-se verdadeiros aliados na hora de aproximar marca e público.

Na 3M, o Dia do Consumidor foi comemorado neste ano com quatro ações distintas: divulgação nos perfis oficiais das redes sociais parabenizando o público em geral; ação no atendimento parabenizando a todos os consumidores e presenteando 30 contatos, o “Fale com 3M” (Serviço de Atendimento ao Consumidor 3M) totalmente aberto para que os funcionários tivessem contato com o serviço; e, por último, uma manhã inteira de atividades com envolvimento de consumidores reais na sede da 3M, em Sumaré (SP), com o objetivo de gerar engajamento e uma experiência diferente com a marca.

Como esses consumidores foram escolhidos para a comemoração na 3M? No último trimestre de 2016, o Fale com a 3M atendeu a uma média de 600 interações por dia, divididas entre e-mails e ligações. Foram coletados os dados dos consumidores mais próximos à sede, em Sumaré, e assim foram convidados 20 deles para uma visita. Lanessa Sigrist, Supervisora de Atendimento do Fale com a 3M, ressalta a troca de experiências como o ponto alto do dia visto que a equipe de atendimento da 3M e clientes se conheceram pessoalmente. Ou seja, os convidados puderam conhecer o profissional que havia lhe atendido por telefone quando contatou a 3M. Além disso, puderam esclarecer suas dúvidas sobre os produtos da 3M. “O evento serviu para que os consumidores conhecessem a 3M e vice-versa. Quisemos explorar um atendimento mais humanizado, afinal, você não fala com uma máquina, mas com pessoas”, afirma Lanessa. 

A comemoração envolveu interações e palestras relacionadas à gestão de Pessoas, inovação, liderança feminina, atendimento ao consumidor e, ainda, sustentabilidade. Na ocasião, o time de atendimento presenteou os clientes com kits 3M, incentivando uma maior interação devido às dúvidas que surgiram sobre os produtos. Para finalizar, os visitantes foram guiados em um tour pelo Centro Técnico para Clientes (CTC), onde conheceram diferentes produtos e soluções 3M para dezenas de segmentos e histórias de inovação. Após o tour, desfrutaram de um delicioso almoço.

O saldo final foi bastante positivo: consumidores encantados com as soluções que a 3M pode oferecer, trocas de conhecimentos e clientes valorizados. E você, o que tem feito para valorizar seus consumidores? Dê o primeiro passo implantando a inovação no dia a dia da sua empresa.

 

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Comentários

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João Alves Experiência: 0 Ranking: 22015º
Acreditar no produto que oferece tem um peso muito grande quando se vende este produto, pois se não acredito no que vendo como alguém vai acreditar ?
DEISE VAGULA Experiência: 0 Ranking: 1º
Conhecer as necessidades dos clientes é fundamental para a empresa inovadora. Com estas informações, pode colocar produtos que venham ao encontro do que realmente precisam. Iniciativas como está vem estreitar cada vez mais a relação consumidor e empresa.
Fernando Aurelio Experiência: 19685 Ranking: 3º
Muitos vendedores procuram atender seus clientes como amigos, mas sempre ocorre algo para vender a todo custo até mesmo embalar um item de mostruário e vender como novo na caixa, um cliente enganado dissemina os fatos e nunca mais volta a comprar na loja, honestidade é importantíssimo tanto para a empresa como para os clientes.
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