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3M Inovação | inspiração, ideias, criatividade

Inovação

Como
definir os
caminhos de
crescimento
da sua
empresa

Muitas empresas começam a sua trajetória inovando em determinado mercado, desenvolvendo uma solução para atender a necessidades específicas de um grupo de usuários.

3M

Durante suas duas primeiras décadas, a 3M era somente uma empresa fabricante de abrasivos.

WHIRLPOOL

Em 1911, Lou Upton iniciou a produção das máquinas motorizadas de lavar roupa que deram vida à Whirlpool.

APPLE

A partir de 1976, Wozniak e Jobs fundaram a Apple, que revolucionou o universo dos computadores.

Entretanto, há tempos estas três empresas inovadoras deixaram de se ligar exclusivamente a seus negócios originais.

  • A 3M possui hoje cinco grandes grupos de negócios, com soluções para indústrias, saúde, segurança, consumo e energia.

    A Whirpool expandiu sua atuação para outros eletrodomésticos e soluções para os lares, desde refrigeradores, condicionadores de ar, fogões e purificadores de água.

    Já a Apple transformou diferentes mercados com smartphones, iTunes, Apple TV, smartwatches, entre outros.

  • Uma grande ameaça para as organizações acontece quando ficam tão boas em produzir suas soluções que se concentram demais no que sabem fazer bem, sem observar as mudanças no comportamento de seus clientes e sem ficar atentas às transformações do mercado.

  • Na literatura do Marketing, há um artigo clássico de Theodore Levitt, publicado em 1960 na Harvard Business Review, onde o autor já alertava sobre o risco de as empresas focarem apenas em seus produtos, e não orientadas para os clientes. Para sobreviver no mercado ultradinâmico, a chave está em saber que comportamentos, motivações e preferências mudam a cada segundo.

Construindo a
moldura de
negócios

No planejamento estratégico de uma empresa, deve-se utilizar ferramentas que analisam as possibilidades de atuação daquela organização sob a ótica das necessidades dos clientes. Construir o Frame of Reference, nome em inglês para “Arena Competitiva”, é uma atividade estratégica essencial, pois através dela mapeamos as necessidades dos clientes com relação àquele mercado, identificamos onde atuamos hoje e avaliamos para quais caminhos nosso negócio pode expandir.

Se entramos em consenso, por meio de dados e análises (mercado, concorrência, competências internas, sinergias), que nossa organização deve explorar oportunidades em segmentos adjacentes ou mesmo disruptivos, mas ainda relacionados a nossas competências centrais, então é hora de focar e alocar recursos para desbravar essa nova fronteira.

O exemplo da 3M

A 3M possui muitas histórias que ilustram como se pratica esse conceito estratégico voltado para inovação. No mercado de segurança viária, a empresa é pioneira em fabricar placas de trânsito retrorrefletivas. Ao longo do tempo, nos especializamos em desenvolver sinais de trânsito cada vez melhores, evoluindo a ciência por trás da solução para responder aos novos desafios do mercado.

  • Assim, iniciou-se o desenvolvimento de soluções de sinalização horizontal como as tachas refletivas, placas refletivas de trânsito, fitas para demarcação de solo para sinalização, películas Conspicuity para demarcação de grandes veículos, entre outros. Tudo isso ainda permanece próximo do universo de soluções refletivas, no que chamamos de oportunidades adjacentes.

  • Analisando as necessidades do mercado com visão ainda mais ampla, esta mesma divisão desenvolve hoje soluções que utilizam a tecnologia de RFID e de software para gestão de tráfego, pedágio ponto a ponto e identificação de veículos, expandindo enormemente sua moldura de negócios, criando muitas oportunidades de crescimento e investindo em seu futuro.

  • Outra ótima experiência foi quando a 3M incorporou a tendência de agregar serviços em sua moldura de negócios. Durante anos, a companhia se especializou em oferecer materiais de comunicação visual como películas e lonas, especificando-os junto a gestores de marcas de seus clientes. A partir de 2010, a 3M desenvolveu uma operação de serviços para o mercado, dando origem a uma nova empresa, a 3M Services.

  • Assim, quando um cliente precisa de um projeto robusto de manutenção ou substituição de identificação visual em todo o país, a 3M cuida do processo por completo, incluindo obras de engenharia civil, instalação, impressão de materiais, acompanhamento e gestão de projeto, auditoria, entre outros.

Aplicando o Posicionamento de Marca

Posicionamento de marca é um dos pilares da estratégia e define o espaço e a imagem da marca na mente dos consumidores, levando em conta sua relevância e diferenciais. Um posicionamento sólido deve estar em sintonia com o Frame of Reference da empresa.

Quando uma empresa decide explorar novos mercados mais distantes de seu core business, é importante avaliar a aderência de sua marca para as novas propostas de valor. Ao mapear as oportunidades na perspectiva do cliente, você pode encontrar áreas de expansão que não combinarão com seu posicionamento.

Uma empresa de impressoras pode mapear que entrar no negócio de papel de impressão seria uma oportunidade atraente, mas, em uma análise mais séria, pode fazer pouco sentido por diversas razões.

Uma empresa que atua em segmento Premium, com soluções tecnológicas, poderia verificar que há áreas para crescer na base da pirâmide, com soluções mais simples e de baixo custo.

Entretanto, é importante avaliar os benefícios de entrar neste negócio, com fatores de competitividade distantes de sua realidade. Além disso, é muito provável que seja necessária a adoção de nova marca para este projeto. Da mesma forma, atuar com competência em determinado segmento não credencia a empresa a avançar com uma mesma marca em outro mercado totalmente diferente.

É necessário estudo profundo da viabilidade desta extensão de marca. Mesmo uma marca respeitada por fazer cosméticos pode não ser bem aceita pelos seus compradores quando os aborda para lançar uma linha de alimentos funcionais.

E agora?

Pronto para traçar o Frame of
Reference de sua empresa?

Animado para mapear as opções de
inovação em cada nível de oferta, na
perspectiva dos clientes?

Lembre-se das inúmeras oportunidades. Melhorar as versões de seus produtos existentes, agregar serviços, incorporar diferenciais nas soluções atuais, expandir para cima ou +para a base da pirâmide, crescer em diferentes direções da cadeia de valor, entrar em novas áreas relevantes e crescentes para aquele mercado em sintonia com as mudanças dos cenários. Não deixe de pensar como fica a estratégia de posicionamento de marca para estes novos caminhos de crescimento. Compartilhe aqui suas opiniões e experiências.
Até a próxima!

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Comentários

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Wilimar Cássio Nunes Experiência: 8380 Ranking: 49º
Penso muito como ter uma empresa com grandes exponencial para varios seguimentos!!!!
Roberto Kanter Experiência: 0 Ranking: 14140º
Quem tiver interesse em implementar desafios semelhantes em seus negócios, recomendo o curso online https://endeavor.org.br/cursos/expansao-estrategia-crescimento/ oferecido pela Endeavor e ministrado por mim. E quem desejar conhecer nosso trabalho de consultoria estratégica de inovação em modelagem de negócios, entra em contato comigo: roberto@canalvertical.com.br
Letícia Alessandra Gonçalves Experiência: 0 Ranking: 1º
Artigo bem objetivo e inspirador para os aspirantes a empreendedor.
Murilo Andrade Experiência: 0 Ranking: 1º
Artigo interessante e inspirador.
Marcos Todeschi Experiência: 0 Ranking: 1º
Muito interessante o artigo demonstra como se pode usar a competência da empresa para ocupar novos mercados, propiciando inovação com o uso das capacidades existentes na empresa.
Aguinaldo Alves da Silva Júnior Experiência: 0 Ranking: 1º
Descreve a constante necessidade em se posicionar no mercado de forma inovadora e planejada.
Diogo Souza Experiência: 0 Ranking: 1º
Ótimo artigo. Muito intuitivo e de fácil compreensão!
GINILDETE MANAIA LEITE DOS SANTOS Experiência: 0 Ranking: 1º
Interessante o artigo
Renato Xavier Experiência: 5885 Ranking: 72º
Interessante o artigo, mas fiquei na dúvida em saber como a 3M pratica o Frame of Reference? São equipes específicas de uma área específica?
Sandro Caxias Experiência: 0 Ranking: 1º
uma leitura agradável e bem explicada.
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